Terapia afirmativa para
gays, lésbicas, bissexuais e seus familiares.
Acompanhe também:
  • Klecius Borges

Terapia Afirmativa

Uma introdução à psicologia e à psicoterapia dirigida a gays, lésbicas e bissexuais

Para alguns segmentos da psicologia, a homossexualidade ainda é considerada uma forma patológica ou imatura de expressão afetivo/sexual. Como contraponto a essa visão, e tendo como base um amplo conjunto de evidências biológicas, psicológicas e sociais de que a homossexualidade é uma expressão natural da sexualidade humana, surgiu, principalmente nos Estados Unidos e no Reino Unido uma abordagem psicológica conhecida como psicologia afirmativa. Essa abordagem considera a homofobia, e não a homossexualidade per se, como a principal responsável pelos conflitos vivenciados por homossexuais. De acordo com a visão afirmativa, a identidade homossexual é expressão natural, espontânea e positiva da sexualidade humana, em nada inferior à identidade heterossexual. Essa nova forma de abordar a homossexualidade, tanto do ponto de vista conceitual quanto clinico é tema do livro Terapia afirmativa - Uma introdução à psicologia e à psicoterapia dirigida a gays, lésbicas e bissexuais (104 p., R$ 28,90), lançamento das Edições GLS. Nele, o psicólogo Klecius Borges reúne informações e orientações que visam a combater o preconceito e a discriminação em um lugar em que a singularidade, a intimidade e as escolhas individuais devem ser abordadas com respeito ímpar: o consultório psicoterápico.

"Os terapeutas que adotam a abordagem afirmativa transmitem aos pacientes absoluto respeito por sua sexualidade, sua cultura e seu estilo de vida", afirma o autor. A terapia afirmativa utiliza os métodos psicoterápicos tradicionais, mas a partir de uma perspectiva diferente.

Pioneiro no Brasil, o livro fornece as bases para compreender a terapia afirmativa, intercalando elementos teóricos e dicas práticas. Além de apresentar os conceitos, os fundamentos e a base histórica dessa abordagem psicoterápica, o autor se dirige aos gays, lésbicas e bissexuais que desejam se submeter à terapia, orientando-os na busca de um profissional adequado. Ao mesmo tempo, fornece aos terapeutas informações essenciais, descrevendo vários exemplos práticos da clínica homoafetiva e mostra como se preparar para atender gays e lésbicas de forma afirmativa."O livro preencherá uma lacuna importante, já que há pouquíssima informação sobre a psicologia homossexual e o trabalho psicoterapêutico dirigido ao publico gay", esclarece Borges.

A obra é o resultado de oito anos de dedicação profissional. Nesse período, o psicólogo atendeu, em sua clínica, exclusivamente homossexuais e seus familiares e participou também de inúmeros grupos de discussão e de orientação no Brasil e nos Estados Unidos. "Acumulei um volume considerável de histórias pessoais e casos clínicos que me permitem falar com segurança sobre a experiência brasileira de uma psicologia especificamente voltada aos gays", revela Borges.

Dividido em sete capítulos, o livro aborda minuciosamente um termo que ainda não é empregado e nem reconhecido oficialmente no Brasil. "A abordagem afirmativa não é uma escola e nem uma técnica e sim uma atitude diante da homossexualidade", explica o autor que trata das seguintes questões: Por que uma psicologia homossexual? O que é terapia afirmativa? A homofobia e o paciente gay; A terapia afirmativa e a questão da identidade; O terapeuta afirmativo; A clínica; e A minha clínica, com a apresentação de alguns exemplos de casos clínicos. A obra traz também extensa bibliografia e anexos com orientações e recomendações propostas por organismos internacionais de saúde mental.

Título: Terapia afirmativa – Uma introdução à psicologia e à psicoterapia dirigida a gays, lésbicas e bissexuais.

Autor: Klecius Borges
Editora: Edições GLS
Preço Sugerido: R$ 28,90
Páginas: 104
ISBN: 978-85-86755-55-2
Atendimento ao consumidor: (11) 3865-9890
www.edgls.com.br





terapiafirmativa@uol.com.br Tel.: (11) 3891.0838

Copyright ©2015.
Todos os direitos reservados.