Terapia afirmativa para
gays, lésbicas, bissexuais e seus familiares.
Acompanhe também:
  • Klecius Borges

O que é

"O terapeuta que atua em Terapia Afirmativa é aquele cujas crenças e valores consideram a homossexualidade e a bissexualidade como orientações sexuais válidas e ricas, sendo a homofobia, e não a diversidade sexual, a patologia.

O terapeuta oferece a seu cliente respeito por sua sexualidade, integridade pessoal, cultura e estilo de vida.

Necessita ser treinado ou re-treinado com os objetivos de explorar e validar seus sentimentos em relação à homossexualidade; de examinar e de trabalhar suas atitudes sobre a questão; de aumentar sua consciência e compreensão sobre questões como a homofobia, o processo de se assumir e os relacionamentos com pessoas do mesmo sexo. E de aprofundar seu conhecimento sobre a sexualidade humana.

O terapeuta deve se manter atento a seu próprio poder como autoridade diante do cliente e à forma como o utiliza, evitando reforçar mensagens negativas e procurando ser afirmativo na relação terapêutica.

Possui um papel importante como educador, de outros profissionais em temas como diversidade sexual, homofobia e saúde mental, e de clientes, por meio, por exemplo, da indicação de bibliografia e da educação sobre sexo seguro."

Extraído de Davies, D.Towards a model of gay affirmative therapy. In Davies, D & Neal, C. Pink Therapy: A Guide for counselors and Therapists working with Lesbian, Gay and Bissexual Clients. Buckingham, Open University Press, 1996





terapiafirmativa@uol.com.br Tel.: (11) 3891.0838

Copyright ©2015.
Todos os direitos reservados.